Arquivo Mensal: Outubro 2020

  1. Conheça o Outubro Rosa e saiba como fazer o autoexame da mama

    Criado no início dos anos 1990, o movimento "Outubro Rosa" vem conscientizando mulheres de todo o mundo sobre a prevenção ao câncer de mama, principalmente. O sintoma mais comum deste tipo de câncer é o aparecimento de nódulos na mama que, geralmente, são consistentes, indolores e irregulares. No entanto, o câncer de mama também pode causar edemas cutâneos (uma irregularidade na pele semelhante à casca de uma laranja), dor, descamação, até ulceração do mamilo, hiperemia e inversão do mamilo.

    Em todo o mundo, o câncer de mama representou 24,2% do total de casos de mulheres com câncer em 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 66 mil novos casos deste tipo de câncer, representados com a taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

    As empresas que quiserem participar da campanha podem aderir ações de conscientização sobre o câncer de mama dentro da empresa, iluminar as fachadas de

    Leia mais »
  2. Novos hábitos alimentares: saiba mais sobre vegetarianos, veganos, celíacos e intolerantes

    Para ter uma vida mais saudável, o cuidado com a alimentação se tornou essencial. A atenção com o que comemos reflete em vários e diferentes setores de nosso organismo. A população adotou novos hábitos alimentares por opção ou mesmo por necessidade, e nossa missão hoje aqui no blog é explicar um pouco sobre essas diferenças e algumas curiosidades sobre essas diferentes condições muito encontradas hoje em dia.

     

    Vegano X Vegetariano

    A explicação principal para a diferença entre o veganismo e o vegetarianismo está na origem dos alimentos. O vegetariano não consome carne, mas come outros alimentos que tiveram sua origem de um animal, como por exemplo ovos ou leite. Já o vegano não consome nada disso. Tudo que tiver alguma origem animal, incluindo produtos derivados de leite, já é excluído do cardápio de quem pratica o veganismo.

     

    Qual a restrição de quem é celíaco?

    O termo, na verdade, refere-se à doença celíaca, que acontece n

    Leia mais »
  3. Saúde Mental nas Crianças é o tema da primeira Entrevista Total

    Nosso blog está muito especial hoje! Começamos com uma série de entrevistas com profissionais da saúde que trarão informações valiosas para você em seus segmentos. Começando o quadro Entrevista Total, unimos a Semana das Crianças com a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que é comemorado amanhã, dia 10 de outubro, e convidamos a neuropediatra Marili Coelho para falar sobre o desenvolvimento mental das crianças, desde o nascimento, quais as consequências da pandemia de Covid-19 para os mais novos e como os pais podem driblar a quarentena junto a seus filhos. 

    Leia mais »
  4. Higiene bucal: é preciso começar desde criança

    É preciso começar a cuidar da saúde bucal desde cedo, por isso os pais precisam ficar atentos ao aparecimento dos primeiros dentinhos do bebê, seguindo uma rotina com os cuidados necessários para limpá-los adequadamente. Com o passar do tempo, mantendo essa rotina e mostrando que a escovação é parte importante do processo de desenvolvimento da criança, a criação do hábito de se cuidar da higiene bucal já se inicia.

    Não só é importante mostrar para os filhos que a escovação dos dentes é algo natural como é possível tornar o ato agradável ao acompanhá-los durante a higienização bucal e deixá-los escolher uma escova divertida. Reforçar as consequências que a falta da higiene pode trazer à boca e ao organismo também ajuda a criança a compreender a relevância dessa rotina.

    Você pode ajudar seu filho a manter uma boa higiene bucal o ensinando a:

    • Escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, sempre após cada refeição;

    • Não engolir pasta de dente e util

    Leia mais »