Arquivo Mensal: Mai 2021

  1. Alerta às Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

    As Doenças Inflamatórias Intestinais, também conhecidas como DII, são doenças que afetam o intestino e podem ter manifestações extra intestinais. Apesar de acometerem qualquer idade, possuem uma faixa de idade como pico de incidência, sendo essa a população jovem adulta. A campanha Maio Roxo é um importante alerta para identificar as doenças e seus sintomas, com o objetivo de tratá-las no momento correto, recuperar a qualidade de vida dos pacientes e não desenvolver riscos de consequências mais graves. 

    Rogério Parra, coloproctologista, é o especialista que explica a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Como sinal de alarme para procurar um especialista, destaca a dor abdominal frequente, cólicas fortes, emagrecimento, anemia e diarreia com sangue ou catarro. Assista a entrevista completa, e conheça melhor as DII e suas características:  

    Leia mais »
  2. Nutrientes e Vitaminas pós 50 anos

    O envelhecimento saudável se relaciona totalmente com o estilo de vida, um sono adequado e uma boa alimentação. A fase dos 50 anos é um momento importante para avaliar a dieta, já que, nessa fase, o corpo passa a ter necessidade de nutrientes diferentes. As mudanças mais importantes em relação às vitaminas e minerais necessários, segundo o Instituto de Medicina dos EUA (OIM), são:

     

    Cálcio

    Indica-se cálcio para quem não consome quantidades suficientes de leite, laticínios e vegetais escuros. O cálcio ajuda a manter a saúde do coração e preservar a saúde óssea.

     

    Ferro

    Após os 50 anos, a necessidade diária de ferro para o sexo biológico feminino reduz de 18 mg para 8 mg. Já o sexo biológico masculino precisa de 8 mg, mesma quantidade em qualquer idade. O ferro é o responsável por fornecer oxigênio para as células de todas as partes do corpo.

     

    Vita

    Leia mais »
  3. Vamos combater o câncer de pele

    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), surgem mais de 180 mil novos casos de câncer de pele anualmente no Brasil. Este tipo da doença é responsável por 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil. Um mal que atinge tantas pessoas, mas que existem diversas maneiras para se prevenir de forma acessível, o câncer de pele precisa de uma atenção especial.

    Entre os tipos mais comuns, estão os carcinomas, que podem ser basocelular ou epidermoide, e os melanomas. Os primeiros tipos citados apresentam uma frequência bem maior na população, mas a gravidade deles é menor, já os melanomas são menos frequentes, no entanto são mais graves, pois tem mais risco de metástase.

    Por ser na pele, os sintomas desse câncer são bem aparentes. São manchas na pele que chegam a coçar, descamar, arder e até sangrar, além de feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Ao apresentar os sintomas, é necessário que se procure um médico no mesmo instante. O diagnóstico precoce auxilia no combate à do

    Leia mais »