Arquivo Mensal: Junho 2021

  1. Envelhecimento: mudanças no corpo e na mente

    O envelhecimento é um processo contínuo e natural da vida, que começa suas alterações graduais com a chegada da vida adulta. As transformações físicas, mentais e metabólicas são resultado das mudanças que ocorrem em células individuais e em órgãos completos. Os cuidados com o corpo e a mente possibilitam viver um envelhecimento saudável, permanecer ativo, independente e evitar distúrbios. Algumas das mudanças que ocorrem no corpo ao envelhecer são:

     

    Envelhecimento celular

    As células do corpo humano são programadas para morrer e dar lugar à novas células quando envelhecem e já cumpriram o seu objetivo. Essa é uma parte normal do funcionamento do corpo humano, no entanto, o envelhecimento celular ocasiona um pior funcionamento.

     

    Envelhecimento dos órgãos

    Com o auge das funções corporais que ocorre por volta dos 30

    Leia mais »
  2. A doação de sangue: saiba tudo sobre essa ação necessária

    Junho foi escolhido como mês representante da Campanha de incentivo a doação de sangue por dois motivos: em mérito ao Dia Mundial do Doador de Sangue e, também, pela época mais fria do ano ter uma grande diminuição no número de doadores. Ou seja, é o momento em que os bancos mais precisam dessa ação de amor e solidariedade, como explica a hematologista Maria do Carmo Favarin.

    Em entrevista, a doutora esclarece os requisitos básicos para a doação, além das contraindicações que existem para a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Além disso, fala sobre quantas vidas são transformadas com uma única doação, o tempo necessário para o volume de sangue, a quantidade de hemácias e estoque de ferro se reestabelecerem, e os processos que sucedem a doação de sangue, a fim de prepará-lo para o seu receptor. 

    Confira a entrevista completa abaixo. Procure o hemocentro da sua região e faça o bem. Doe sangue.

    Leia mais »
  3. A importância do sono para a saúde e para o organismo

    Uma boa noite de sono também é essencial para manter a saúde, sabia? O nosso organismo entra em uma espécie de “modo de manutenção” enquanto dormimos, realizando diversas funções restauradoras do corpo, o que garante longevidade e auxilia na prevenção de problemas de saúde. Os especialistas da área recomendam uma média de 8 horas de sono diário, o que pode variar de acordo com a idade. Adultos, por exemplo, precisam de 7 a 8 horas, enquanto adolescentes necessitam de mais, de 8 a 10. E se crianças precisam de 9 a 13 horas de sono, para os bebês então é necessário de 12 a 16 horas.

    Manter uma boa regularidade de sono ajuda na prevenção de:

    • Diabetes, pois a falta de dormir pode influenciar desregulando o controle do açúcar no sangue pela insulina e pode desenvolver diabetes tipo 2.
    • Diminuição na imunidade, porque se o indivíduo fica sem dormir direito, há um aumento nos níveis de mediadores inflamatórios, diminuindo a res
    Leia mais »