Arquivo Mensal: Agosto 2021

  1. O psicólogo é essencial na manutenção da saúde mental

    O momento atual trouxe em pauta a saúde mental e os problemas enfrentados por grande parte da sociedade brasileira – como a ansiedade, depressão, crise do pânico e fobias – junto a limitação do ir e vir e do convívio social. No Dia do Psicólogo, é importante ressaltar o cuidado especial e necessário que devemos ter para que a saúde mental, pensamentos, ideias e sentimentos estejam em equilíbrio.

     

    Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um completo bem-estar abriga todas as vertentes do físico, social e mental, sendo o último parte fundamental e complementar para que as funções orgânicas do nosso corpo funcionem com plenitude. A assistência do psicólogo é essencial para ajustar comportamentos e atitudes, administrar impactos emocionais, compartilhar sentimentos, promover a saúde e prevenir doenças.

    Leia mais »
  2. Amamentação em foco: esclareça suas dúvidas

    A campanha Agosto Dourado coloca o aleitamento materno em foco, esclarecendo dúvidas já conhecidas sobre amamentar, e outras questões que envolvem a nossa atualidade, como a situação de pandemia. Quem contribui conosco nesta iniciativa de conscientização é o Dr. Adalberto Moreira de Souza.

    O pediatra enfatiza a importância do aleitamento materno e como ele contribui para o desenvolvimento da criança, protegendo-a de diversas doenças até os 3 anos de idade, entre elas as agudas, infectocontagiosas, metabólicas e respiratórias.

    Ou seja, amamentar é um cuidado imediato que terá benefícios a longo prazo, favorecendo a criança por toda a sua vida. Assista a entrevista completa e entenda porque o leite materno é tão importante. Apoie, proteja e incentive também a amamentação.

    Leia mais »
  3. Aleitamento materno e o seu significado

    O significado principal da amamentação é nutrir e alimentar o bebê, mas engloba um sentido muito maior para o universo da mãe e do bebê. O aleitamento materno é o contato inicial entre eles e esse relacionamento é justamente um dos objetivos buscados pelos profissionais, como conta o Dr. Mauro S. Casanova em entrevista. Entre os benefícios citados pelo ginecologista e obstetra, estão o gasto calórico, a diminuição de hemorragias e a prevenção de diferentes tipos de câncer para a mãe, além do desenvolvimento do filho e de suas defesas contra doenças. 

    Assista o vídeo completo que aborda o Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, e trata de temas como a qualidade do leite materno, cuidados anteriores ao nascimento do filho, a importância da atividade física pós-parto, as condições da amamentação, como mães com dificuldade de amamentar podem proceder e os cuidados com a Covid-19.

     

    Leia mais »