Arquivo Mensal: Fevereiro 2022

  1. Máscaras de tecido, cirúrgica, PFF2, N95 e K95: qual utilizar?

    As máscaras respiratórias tornaram-se parte do cotidiano da sociedade em todo o mundo e foram consagradas como uma medida essencial na contenção do Covid-19. Os diversos tipos e modelos existentes foram estudados e são recomendados para situações específicas. Confira:

     

    Máscara de tecido

    Confeccionadas com tecido, possui grande variação de modelos, materiais e cores. Sua produção é artesanal e por ser feita com pano, é lavável e reutilizável. Recomenda-se o uso não médico das máscaras de tecido: o ideal é que elas sejam utilizadas em situações menos arriscadas, como em locais bem ventilados ou ao ar livre.

    Leia mais »
  2. Diálogo, contracepção e gravidez em adolescentes

    A gestação na faixa etária de 10 a 20 anos incompletos é considerada gravidez na adolescência, um problema de saúde pública que se relaciona aos contextos sociocultural, econômico e político. Segundo a Agência Brasil, 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes ocorrem por dia no Brasil (DataSUS/Sinasc) e, entre complicações gestacionais e no parto, meninas nesta idade sofrem maior risco de eclâmpsia, endometrite puerperal, infecções sistêmicas e prematuridade (OMS); além de rejeição, violência, abandono dos estudos, entrada prematura no mercado, tentativas de aborto e de sofrer outras repercussões socioemocionais.

     

    Leia mais »