Uma boa noite de sono também é essencial para manter a saúde, sabia? O nosso organismo entra em uma espécie de “modo de manutenção” enquanto dormimos, realizando diversas funções restauradoras do corpo, o que garante longevidade e auxilia na prevenção de problemas de saúde. Os especialistas da área recomendam uma média de 8 horas de sono diário, o que pode variar de acordo com a idade. Adultos, por exemplo, precisam de 7 a 8 horas, enquanto adolescentes necessitam de mais, de 8 a 10. E se crianças precisam de 9 a 13 horas de sono, para os bebês então é necessário de 12 a 16 horas.

Manter uma boa regularidade de sono ajuda na prevenção de:

  • Diabetes, pois a falta de dormir pode influenciar desregulando o controle do açúcar no sangue pela insulina e pode desenvolver diabetes tipo 2.
  • Diminuição na imunidade, porque se o indivíduo fica sem dormir direito, há um aumento nos níveis de mediadores inflamatórios, diminuindo a resistência do organismo a infecções.
  • Obesidade, uma vez que há estudos comprovando que dormir menos de 6 horas diárias aumenta a propensão ao ganho de peso.
  • Doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão, pois há uma associação entre os distúrbios de sono e essas doenças.
  • Transtornos mentais, porque há um alto índice de pessoas com distúrbios de sono que apresentam transtorno depressivo e algumas outras disfunções nesta área também.
  • Resfriados, o que foi comprovado por um estudo que indica que dormir menos de 7 horas diárias aumenta em três vezes as chances de desenvolver os sintomas da doença com uma maior frequência.

Portanto, manter um sono de qualidade e dormir durante o tempo indicado não só evita os acidentes causados pelo cansaço, como ajuda o indivíduo a manter-se saudável, seja mentalmente, no peso, ou no coração, além de melhorar o humor, a imunidade e a concentração.