Agosto chegou com tudo e o tema da campanha de saúde deste mês é voltada às mamães e seus bebês. O “Agosto Dourado” promove a conscientização sobre o aleitamento materno, ação de importância vital para a criação de uma base sólida na alimentação da criança. O mês já começa com o Dia Mundial da Amamentação, logo no dia 1º, e dedica seus demais dias a tratar sobre o tema com ações de conscientização e campanhas informativas. Apesar da inspiração para a cor ter origem na expressão “alimento de ouro para a saúde dos bebês”, que é como a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o leite materno, o “Agosto Dourado” é uma campanha genuinamente brasileira, uma vez que foi instituído por meio da lei número 13.435.

O leite materno tem impacto em todos os sistemas do organismo do bebê. Segundo Coordenador de Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Claudio Barsanti, em entrevista para a Agência Brasil, há muitas doenças crônicas e alergias que podem ser evitadas ou terem seus riscos diminuídos ao longo da vida simplesmente pelo fato de o bebê ter sido amamentado. “Embora exista a possibilidade de uma alimentação que não seja o leite materno, esta escolha deve ser sempre exceção. A regra é a amamentação que, entre outras vantagens, cria um elo de amor entre a mãe e o bebê”, ressaltou o coordenador.

Segundo dados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, que avaliou 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro e 2019 e março deste ano, 60% dos menores de quatro meses se alimentam exclusivamente do leite materno. Este número cai para 45,7% entre os menores de seis meses. Em reportagem publicada recentemente no portal do Governo Federal, o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, informa que a amamentação traz benefícios para a mãe também. “Tem um efeito positivo na inteligência, reduz a chance de a mulher desenvolver câncer de mama e de ovário”, segundo o Secretário.

Confira ainda mais informações direto no site da Sociedade Brasileira de Pediatria. Basta acessar: https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/