O sedentário não pratica nenhuma atividade física no cotidiano e/ou não tem ânimo para se exercitar; sente-se indisposto para realizar atividades simples e rotineiras; passa muito tempo na mesma posição, sentado ou deitado; ou tem uma rotina parada, apesar de se movimentar um pouco durante o dia, ou uma vez na semana. Sedentária também é como quase metade da população brasileira se identifica, sendo ainda, a nação mais sedentária da América Latina e a quinta mais sedentária do mundo. (Dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, 2020)
Estágios do sedentarismo
De acordo com determinadas condições físicas e rotinas
Grau 4: Passa o tempo todo sentado ou deitado;
Grau 3: Não carrega peso, anda muito pouco e evita esforços físicos;
Grau 2: Anda um pouca, carrega sacolas de supermercado, e nada muito além disso;
Grau 1: Não pratica nenhuma atividade física mais intensa além de caminhar um pouco no dia.
Dentre os sintomas típicos do sedentarismo, estão o cansaço excessivo; as dores nas articulações; o aumento excessivo de peso; o acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias; aumento de roncos e desenvolvimento da apneia do sono. Ainda, como consequência, está a saúde em risco e maior probabibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.
Como combater o sedentarismo?
Inclua Atividades Físicas
Adicione uma modelidade esportiva no seu dia a dia, com a frequência de 3 a 5 vezes por semana. Essa atividade deve defato funcionar para você e fazer parte da sua rotina.
Inicie Mudança de Hábitos
Troqueo elevador por escadas, vá a pé até locais próximos, faça alongamentos durante o dia de trabalho. Mude pequenos hábitos diários.
Busque Recomendações Médicas
Realize check-ups com regularidade para avaliação e acompanhamento médico.
Ganhe Saúde Emocional
Movimentar-se promove impactos na saúde física e também emocional. Não dê desculpas, não abandone seus projetos e não tenha medo de fazer escolhas diferentes e recomeçar.