Março é o mês de prevenção do câncer do colo do útero, momento em que a atenção, o combate e os cuidados de prevenção da doença entram em foco, junto a Campanha Março Lilás. Oncologista Clínico, Fabio Zola conversou sobre o assunto com o Grupo Total e nos trouxe muitas informações sobre o câncer cervical. Leia abaixo a entrevista completa com o médico:

- O que é o câncer de colo de útero e como ele age no organismo da mulher?

Também chamado de câncer cervical, é um tipo de tumor maligno que ocorre na região inferior do colo do uterino que fica localizado no fundo da vagina. Geralmente associado a uma infecção persistente por alguns tipos Papiloma humano (HPV). A infecção por esse vírus é muito frequente na população e não causa doença na maioria das vezes, mas pode ter a evolução desta infeção que leva a alterações celulares até a formação de um câncer. Como existe esse tempo entre a infecção inicial até a progressão para o tumor, pode ser descoberto e tratado a tempo com exame preventivo (também conhecido por Papanicolau). Por isso a importância de repetir de tempos em tempos esse exame.

- Como prevenir?

A transmissão do vírus ocorre por via sexual, por isso a prevenção primária é o uso de preservativos e a redução do número de parceiros. Outra forma eficiente de prevenção é a vacina tetravalente contra o HPV que protege contra os 4 principais tipos do HPV ( 6 ,11, 16 e 18) que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de tumores do colo uterino. Essa vacinação é oferecida pela rede pública de saúde para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Recentemente passou a ser oferecida a pessoas que tem algum tipo de deficiência da imunidade como o Aids, para pessoas de até 45 anos.

- Quais os sintomas do câncer de colo de útero?

É um tipo de lesão que tem desenvolvimento lento e não tem sintomas na fase inicial que pode durar anos. Com o crescimento do tumor pode apresentar sangramento vaginal em alguns dias e fora do período menstrual ou após a relação sexual. Também pode apresentar eliminação de secreção vaginal anormal, desconforto para urinar e dor na parte inferior do abdome.

- Qual o tratamento deste tipo de câncer? Quais as complicações que o câncer de colo de útero pode trazer para a fertilidade da mulher? Se houver, é reversível?

As complicações dependem do tipo de tratamento que for realizado e este depende do estágio da lesão no colo do útero. Lesões inicias podem ser resolvidas com retirada da área afetada no colo do útero que leva a pouco risco de perda de fertilidade. Nos casos avançados, o tratamento é mais agressivo e pode ser necessário a retirada completa do útero ou a radioterapia na região pélvica que impossibilita gestações futuras.

- Qual a importância do diagnóstico precoce e da campanha Março Lilás?

Quando a doença é detectada na fase inicial, o tratamento é simples e com alta chance de cura e pouca sequela. Nos casos avançados, além do tratamento trazer mais consequências, existe a chance da doença se espalhar para outros órgãos com risco de morte. Por isso campanhas de conscientização e detecção precoce são muito importantes para o controle deste tipo de tumor. O março Lilás tem essa função e fico feliz de ter a oportunidade de passar essa dica que pode salvar vidas.