Exames preventivos são de extrema importância para detectar as doenças ainda no início, fornecer um tratamento adequado e possibilitar a cura. Assim acontece também com o câncer colorretal, enfermidade que se origina no intestino e causa grande mortalidade em todo o mundo. A Campanha Março Azul Marinho age para conscientizar e prevenir o câncer colorretal, em busca de reverter essa classificação e salvar vidas. Eduardo Saadi Neto, oncologista clínico, foi convidado pelo Grupo Total para responder perguntas sobre a doença e dar força ao movimento. Leia abaixo a entrevista completa e entenda melhor a condição e como ela pode ser curada:

- O que é o câncer colorretal e como ele age no nosso organismo?

O Câncer Colorretal é um tumor maligno que nasce no Intestino Grosso. O Intestino Grosso é a porção final do Trato Digestivo, responsável por metabolizar e absorver nutrientes e água. Se não for detectado precocemente, o Câncer Colorretal pode se espalhar pelo corpo e comprometer, por exemplo, fígado e pulmão.

- Há formas de prevenção deste tipo de câncer? Se sim, quais?

Felizmente, o Câncer Colorretal pode ser prevenido. Existem diversas formas de prevenção, que vão desde a adoção de hábitos saudáveis (dieta rica em fibras, frutas e verduras, evitar tabagismo e ingesta de bebida alcoólica), até a realização periódica de Colonoscopia, a partir de 45 anos de idade (para homens e mulheres), para detecção e remoção de pólipos intestinais. Sabe-se que os pólipos intestinais, se não ressecados via colonoscopia, podem evoluir para Câncer Colorretal. Por isso, os pólipos intestinais são considerados lesões pré-malignas e devem ser ressecados por via colonoscópica.

- Como o câncer colorretal de manifesta? Quais os sintomas?

Quando alguém desenvolve Câncer Colorretal, pode apresentar anemia grave, devido sangramento crônico e carência de ferro, alteração do hábito intestinal (diarreia ou intestino preso) e quadros mais severos, como obstrução e perfuração intestinais. Anemia e alteração do hábito intestinal são os sintomas mais comuns.

- Há uma cura para este tipo de câncer?

Sim, felizmente. Se o Câncer Colorretal for detectado em estadios precoces, com doença localizada, ele pode ser curado com cirurgia e quimioterapia. Por isso, é importante que façamos o diagnóstico precoce, permitindo que os pacientes sejam tratados com celeridade e curados dessa doença. Para cura, é importante que Proctologistas e Oncologistas trabalhem juntos.

- Qual a importância do diagnóstico precoce e da campanha Março Azul Marinho?

O diagnóstico precoce é o único caminho para cura do Câncer Colorretal, que é o terceiro câncer que mais mata no mundo. Por isso, o Março Azul Marinho é extremamente importante como forma de conscientização de homens e mulheres sobre a necessidade da realização periódica de Colonoscopia, a partir de 45 anos de idade. A campanha Março Azul Marinho é tão importante quanto as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e deve ser tão divulgada quanto as campanhas contra Câncer de Mama e Câncer de Próstata.