Entre os dias 21 a 28 de agosto de 2020 acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma data instituída por lei em 2017 e comemorada desde 1964, que visa conscientizar a sociedade sobre as necessidades de organização social e de políticas públicas. Além disso, os conteúdos promovem a inclusão social, o combate ao preconceito e a discriminação.

O tema apresentado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para orientar as ações deste ano é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, fomentando debates e ações estratégicas entre a comunidade e o poder público para destacar a visibilidade e o papel desse segmento populacional na sociedade.

Devido à pandemia do Covid-19, os trabalhos desenvolvidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) precisaram ser adaptados ao nosso cenário atual, focando na exibição de videoconferências em rede social e plataforma de vídeos. Serão abordados assuntos relacionados à autonomia e artes, práticas esportivas, direitos, inclusão no trabalho, importância do papel familiar, vida sexual e afetiva e educação, em eventos, debates e lives.

A importância dessa semana destaca-se pelas pessoas em situação de deficiência ainda encontrarem-se fragilizadas enquanto necessitam serem ouvidas e respeitadas em suas proposições e reinvindicações. Tudo isso, em consequência de atitudes discriminatórias e excludentes. O protagonismo e a inclusão social são conquistas complexas, resultado de duras lutas, divergências e heranças culturais – nem sempre positivas – que predominam em nossa sociedade. Por isso, deve ser promovida e comemorada.

Confira a página oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e informações completas sobre a celebração: http://apaebrasil.org.br/pagina/semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla