Dezembro é mês de sol, de verão, de férias escolares, feriados, e tudo isso leva a muita praia também. Com tudo isso, também é o momento de acender um alerta que é evidenciado anualmente com a campanha Dezembro Laranja. Um dos mais frequentes em todo o território nacional e no mundo, o câncer de pele corresponde 27% dos tumores malignos do Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este tipo de doença tem como fator de risco para seu desenvolvimento a exposição excessiva ao sol, principalmente quando não utilizando o protetor solar, e tem aparecido mais frequentemente em adultos com mais de 40 anos.

O diagnóstico precoce é a melhor solução para se combater o câncer de pele, por isso todos devemos ficar atentos aos sinais de alerta como manchas na pele que coçam, escamam, sangram ou simplesmente ardem, e feridas que não cicatrizam após uma média de quatro semanas. Esses são sintomas do tipo de câncer de pele conhecido como “não melanoma”, que é o mais frequente e apresenta baixa mortalidade, apesar de ser responsáveis por algumas deformações. Cerca de 177 mil novos casos de câncer de pele não melanoma são registrados por ano, mas o percentual de cura é muito alto quando tratado precocemente.

No entanto, há também o tipo melanoma, que é a forma mais grave desse tipo de câncer, que pode aparecer em qualquer parte do corpo, seja na pele ou em mucosas, como pintas, sinais ou manchas de formato assimétrico, cores diferentes mistas, bordas irregulares e potencial para alterar seu tamanho em pouco tempo. É um tipo raro, mas extremamente agressivo, que é responsável por aproximadamente 8,4 mil casos no Brasil, segundo dados do INCA.

Para se prevenir contra o câncer de pele, a principal orientação é evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente entre os horários de 10h e 16h, usar protetor solar com fator mínimo de 30 e reaplicar a cada 2 horas. A campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele busca conscientizar a população sobre os perigos apresentados por esta doença e ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Portanto, cuide-se!