Uma das doenças que mais causa mortes em todo o mundo, a AIDS é um mal que pode ser evitado de maneira simples: com prevenção e informação. O Dezembro Vermelho é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981, que visa conscientizar a população sobre os perigos e sintomas da doença, além de disseminar orientações sobre as formas de prevenção e combater o preconceito que existe aos portadores da AIDS.


Segundo a UNAIDS, o programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, até o final de 2018, cerca de 37,9 milhões de pessoas em todo o mundo conviviam com o vírus HIV. No entanto, até junho deste ano, 24,5 milhões de pessoas já possuíam o acesso à terapia antirretroviral. Tratamentos como esse ajudaram a diminuir em 33% a taxa de mortalidade relacionada à AIDS na última década, e a conscientização sobre a doença e suas maneiras de prevenção auxiliaram a diminuir as novas infecções em 16%, desde 2010.


As orientações sobre a prevenção da AIDS são essenciais para diminuir esses números, por isso é sempre aconselhável utilizar seringas e agulhas descartáveis, sempre fazer o uso de preservativo durante as relações sexuais, e instruir mães contaminadas pelo vírus a utilizar medicamentos antirretrovirais durante a gestação para impedir a multiplicação do HIV no organismo.