Com o início de 2021, além da preocupação com o novo Coronavírus, a junção do verão com as chuvas propicia o ambiente ideal para a proliferação de outros vírus com os quais precisamos ficar atentos e podem ser muito mais facilmente evitados. A dengue, a Zika e a febre Chikungunya são doenças que aparecem mais fortes nesta época do ano e são transmitidas a grande parte dos brasileiros. O responsável pela transmissão já é um velho conhecido: o mosquito Aedes aegypti.

O mal da dengue

Uma das mais conhecidas e comuns no Brasil e no mundo, infelizmente, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e causada por um vírus. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou quase 1 milhão de casos até 14 de novembro e, dentre esses, 528 casos de morte em decorrência da doença. Os sintomas mais comuns causados pela dengue são a febre alta, dor de cabeça e dores no corpo, fraqueza e erupções cutâneas. Pode causa também náuseas e vômitos.

A consequência do Zika vírus

Os sintomas causados pela infecção pelo Zika vírus são semelhantes aos da dengue e começam a aparecer de 3 a 12 dias após a infecção, no entanto, a maioria daqueles que contraem o vírus acabam não apresentando tais sintomas. A Zika não possui um tratamento ao certo, por isso o combate ocorre aos sintomas. Um dos maiores malefícios causados pelo Zika vírus são as alterações congênitas no feto durante a gravidez, como a microcefalia.

Diferença da Chikungunya

Outro vírus que vem assolando a população é o CHIKV, também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que causa a febre Chikungunya. Os sintomas também são próximos aos causados pela dengue, mas há uma diferença marcante, referente a como afeta as articulações, uma vez que o vírus causa inflamações, inchaço, dores fortes, vermelhidão e calor local nas juntas. A

Prevenção é o melhor remédio

Os três vírus aqui citados têm um mesmo agente transmissor, o mosquito Aedes aegypti, e por isso o combate aos três acontece da mesma forma, evitando a proliferação do mosquito. Retire água acumulada de todos os lugares após as chuvas, mantenha caixas d’água tampadas, calhas sempre limpas, deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.

Faça sempre o uso de repelentes também. Há vários formatos para escolher qual o mais cômodo, seja com loção hidratante, spray, aerosol. A linha Xô Inseto, por exemplo, possui diferentes produtos eficazes no combate ao Aedes aegypti, e suas fórmulas são leves e não oleosas, contêm Aloe vera e perfume especial, garantindo a proteção e segurança de toda família. Xô Inseto também é dermatologicamente testado e você encontra em todas as unidades da Drogaria Total.