O mês de agosto tem várias campanhas de saúde com cores diferentes, voltadas à conscientização. Uma delas é a “Agosto Laranja”, com o objetivo de divulgar a Esclerose Múltipla, uma doença autoimune que afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).

O faz com que esta Campanha tenha um destaque ainda mais forte é a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a Esclerose Múltipla não possui uma causa definida, ainda não possui cura e seus sintomas são muito semelhantes a outras doenças.

Os principais sintomas desta doença são a fadiga, problemas relacionados à visão como diplopia, embaçamento e neurite óptica, problemas motores como perda de equilíbrio, força ou função, além de formigamentos e sensações de queimação.

A doença ataca o sistema nervoso e por isso a ressonância magnética e a avaliação neurológica são de grande importância para o reconhecimento da doença, mas não definitivos. São necessários vários exames e análises de diferentes áreas da medicina para se chegar a um diagnóstico mais preciso.

Com o diagnóstico precoce, é possível começar um tratamento para reduzir a atividade da doença no organismo, impedindo a incapacidade progressiva causada pela Esclerose Múltipla. Por isso, distribua informação sobre esta doença e esta Campanha e fique atento aos sintomas.