O número de malefícios causados pela dependência da nicotina, ou simplesmente tabagismo, é extensa: aproximadamente 50 enfermidades estão relacionadas com a doença. Vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, doenças cardiovasculares, tuberculose, úlcera gastrointestinal, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade em homens e mulheres, menopausa precoce e complicações na gravidez. Além disso, fumantes adoecem duas vezes mais que não fumantes, possuem menor resistência física e fôlego, desempenho esportivo e sexual prejudicados; têm envelhecimento precoce, saúde dental, capilar e da pele prejudicadas.

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2019 apontam que o total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,8%. Esse número é prevalente nos homens, que representam 12,3%, contra as mulheres, com 7,7%. Apesar de estimar-se que no Brasil mais de 150 mil mortes poderiam ser evitadas, anualmente, por causa da nicotina, as inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco conquistaram uma diminuição expressiva no percentual de adultos fumantes. De 1989 a 2010, o número de fumantes brasileiros caiu em 46%.

Esses dados refletem uma pergunta: por que as pessoas começam a fumar? Alguns fatores estão relacionados a maioria das pessoas tornarem-se dependentes antes dos 19 anos de idade, como a publicidade indireta sobre a imagem do cigarro fornecer mais poder, mais sucesso, mais liberdade e mais independência. O fácil acesso, baixo custo e influência de pais, ídolos e amigos também podem colaborar. Um fato é definitivo: nenhum vício vale mais do que uma vida.

Parar de fumar é uma decisão válida em qualquer momento da vida. Seja pela parada abrupta, que cessa totalmente o uso do cigarro, ou a parada gradual, em que o número de cigarros é reduzido até parar de fumar, os hábitos saudáveis são grandes substitutos na luta contra a dependência. Além de grupos de apoio serem ótimas estratégias de motivação, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos gratuitos aos dependentes da nicotina: ligue 136 e se informe-se sobre os locais mais próximos em que o serviço está disponível.