O envelhecimento saudável se relaciona totalmente com o estilo de vida, um sono adequado e uma boa alimentação. A fase dos 50 anos é um momento importante para avaliar a dieta, já que, nessa fase, o corpo passa a ter necessidade de nutrientes diferentes. As mudanças mais importantes em relação às vitaminas e minerais necessários, segundo o Instituto de Medicina dos EUA (OIM), são:

 

Cálcio

Indica-se cálcio para quem não consome quantidades suficientes de leite, laticínios e vegetais escuros. O cálcio ajuda a manter a saúde do coração e preservar a saúde óssea.

 

Ferro

Após os 50 anos, a necessidade diária de ferro para o sexo biológico feminino reduz de 18 mg para 8 mg. Já o sexo biológico masculino precisa de 8 mg, mesma quantidade em qualquer idade. O ferro é o responsável por fornecer oxigênio para as células de todas as partes do corpo.

 

Vitamina B6

O corpo não armazena vitamina B6, o que significa que ela precisa ser consumida todos os dias. Alimentos frescos variados em uma dieta equilibrada ajudam a suprir as necessidades dessa vitamina. É benéfica para a saúde do coração e níveis de energia, e sua necessidade para o corpo passa a ser maior após os 50 anos.

 

Vitamina B12

Presente nos alimentos naturalmente, depois dos 50 anos a absorção da vitamina B12 é feita em menor quantidade, uma consequência de o corpo produzir menos suco gástrico (quem absorve a vitamina em sua forma natural). A vantagem de absorver a vitamina B12 presente em alimentos fortificados e suplementos alimentares é que, por ser sintética, ela não precisa de suco gástrico para ser absorvida.

 

Vitamina D

A importância do consumo de vitamina D está diretamente relacionado a redução de riscos de fraturas ósseas. Inserir suplementos alimentares ou alimentos fortificados com vitamina D em sua rotina, com acompanhamento médico, é uma possibilidade considerável para quem não se expõe adequadamente à luz solar e não produz a vitamina D necessária. Também, para aqueles que não obtêm a sua quantidade ideal via alimentos.

 

Para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento, inclua na dieta frutas e legumes ricos em betacaroteno, luteína, selênio e Vitaminas C e E. Alimentos proteicos ajudam os músculos e alimentos com substâncias relaxantes podem agir como calmantes naturais.

Ferro, Zinco, Cálcio e as Vitaminas A, B, C e D são essenciais para o organismo. Para suprir com as necessidades individuais do seu corpo, conte com o auxílio de um profissional da saúde para realizar a suplementação de vitaminas e manter a saúde de forma ideal.

 

Polivitamínico Longix

O Polivitamínico Longix 50+ é um suplemento alimentar em cápsulas destinado a indivíduos de 19 anos ou mais, com uma composição de nutrientes selecionada para a saúde e o bem-estar de adultos com mais de 50 anos. Contém antioxidantes, 23 nutrientes, 13 vitaminas e 10 minerais que contribuem para a imunidade, visão, metabolismo, energia, ossos e dentes.

Longix 50+ auxilia no funcionamento do sistema imune, na visão, na formação e manutenção de ossos, na formação de dentes, no metabolismo energético, no metabolismo de proteínas, do glicogênio, de carboidratos e gorduras, e da vitamina A. Além disso, seus antioxidantes atuam na proteção dos danos causados por radicais livres e na regeneração da vitamina E.