Responsável por bombear o sangue, fornecer oxigênio e nutrientes às células, o coração funciona como um motor para o corpo, e é essencial para sustentar a vida. Sabemos o quão importante é cuidar dele, mas e estas curiosidades sobre órgão, você já conhece? 

 

 

  • Peso e funcionamento

Um coração saudável pesa entre 250g e 400 gramas, bate cerca de cem mil vezes por dia e pode chegar a 35 milhões de batidas em um ano. Rir aumenta o fluxo sanguíneo e melhora o funcionamento do sistema vascular

 

  • Impulsos elétricos

O coração possui uma ligação com o corpo em sua totalidade, por meio do sistema cardiovascular. Ele não precisa da função cerebral para continuar batendo, já que é capaz de gerar o seu próprio impulso elétrico. Isso explica por que é possível realizar um transplante de coração após a morte de uma pessoa.

 

  • Pressão arterial

Enquanto uma pessoa dorme, a pressão e frequência cardíaca caem, e essa é parte da estreita relação que existe entre o sono e a saúde. O horário da manhã, das 6h às 12h, é o período com a maior incidência de ataques cardíacos, momento em que a pressão arterial costuma aumentar.

 

  • Símbolo do amor

Os batimentos cardíacos de pessoas apaixonadas são sincronizados, descoberta feita por um estudo da Universidade da Califórnia. Embora sua causa seja diferente, a síndrome do coração partido tem sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco.

 

  • Batimentos cardíacos

O coração feminino possui um ritmo mais acelerado que o dos homens, e apresenta, em média, 8 batidas a mais por minuto. Além disso, o coração de recém-nascidos é mais acelerado do que o de adultos.