As temperaturas ficando cada vez mais altas exigem que um corpo como o do ser humano, formado 70% de água, se mantenha sempre hidratado. O verão é o ápice do calor, fazendo com que o corpo transpire mais e elimine, junto com a água, grandes quantidades de sais mineiras, que por sua vez são responsáveis por manter as células e órgãos vitais em atividade e bem nutridos. A desidratação ocorre quando perdemos mais água que ingerimos, por isso a importância de bebermos líquidos o tempo todo, principalmente no verão.

A desidratação pode ser constatada com alguns sinais, como boca seca, prisão de ventre, dores de cabeça, tonturas, indisposição e cansaço, pele seca e diminuição na produção de urina. Crianças e idosos estão mais propensos a desidratar, principalmente os adultos, uma vez que o estímulo do corpo para provocar sede fica menos eficiente. 

Chás gelados e quentes, frutas ricas em água (melão, melancia, kiwi, laranja, morango, entre outras), e água de coco são ótimos recursos para hidratar o corpo, mas nada é tão importante e tão eficiente quanto a água pura.