Criado no início dos anos 1990, o movimento "Outubro Rosa" vem conscientizando mulheres de todo o mundo sobre a prevenção ao câncer de mama, principalmente. O sintoma mais comum deste tipo de câncer é o aparecimento de nódulos na mama que, geralmente, são consistentes, indolores e irregulares. No entanto, o câncer de mama também pode causar edemas cutâneos (uma irregularidade na pele semelhante à casca de uma laranja), dor, descamação, até ulceração do mamilo, hiperemia e inversão do mamilo.

Em todo o mundo, o câncer de mama representou 24,2% do total de casos de mulheres com câncer em 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 66 mil novos casos deste tipo de câncer, representados com a taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

As empresas que quiserem participar da campanha podem aderir ações de conscientização sobre o câncer de mama dentro da empresa, iluminar as fachadas de seus prédios com a cor rosa e promover o autocuidado entre suas funcionárias.

Como fazer o autoexame

Controlar os fatores de risco conhecidos e ter comportamentos saudáveis é a melhor forma de prevenção primária. Deste modo, a prevenção do câncer se relaciona com a alimentação, a nutrição e a atividade física. Já o rastreamento e o dignóstico precoce são estratégias para a detecção precoce do câncer de mama, tendo como objetivo a redução do estágio de apresentação do câncer e a redução da mortalidade.

Orienta-se que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável, e não hesite em buscar esclarecimento médico. O autoexame promove um conjunto de práticas que valorizam a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas, sinais de alerta ou até lesões palpáveis. Essa avaliação é feita em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitado.

Em frente ao espelho: Inicialmente, a mulher deve retirar a blusa e o sutiã para obervar o formato e contorno das mamas, se há inchaço, alterações na pele, aréola ou no mamilo. 

Em pé: Coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima e, com a mão direita, use a ponta dos dedos para apalpar todo o entorno do seio esquerdo e da axila com movimentos circulares, observando a existência de nódulos ou caroços. Em seguida, pressione o mamilo delicadamente para verificar se há saída de algum líquido de origem desconhecida. Troque a posição dos braços e repita o passo a passo dessa etapa.

Deitada: A palpação deitada é feita da mesma maneira que em pé. Para maior conforto, coloque um travesseiro ou almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Repita o passo acima em cada uma das mamas.

Conhecer seu corpo é importante para poder detectar qualquer tipo de mudança. Além do autoexame, é essencial que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada dois anos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e permite um tratamento menos agressivo. Valorize-se, previna-se, adote um estilo de vida saudável e cuide de você.