A pandemia provocada pelo novo coronavírus não está dando trégua e os governos de todo o Brasil adotaram medidas para tentar conter o aumento de casos de Covid-19. O Plano São Paulo é um dos mais conhecidos no país e inspirou os planos de outros estados também. Entenda melhor como funciona cada fase:

 

Fase Emergencial

Durante esta fase, a maioria dos estabelecimentos não podem atender ao público presencialmente. Escritórios em geral, repartições públicas e serviços de tecnologia da informação, somente via telefone. Estabelecimentos comerciais em geral, de material de construção e produtos eletrônicos podem vender somente via delivery (entrega em casa) ou drive-thru (retirada do produto sem sair do carro) das 5h às 20h. Supermercados abrem das 5h às 20h, mas não podem abrir aos domingos. Eventos esportivos são suspensos e as escolas entram em recesso.

 

Fase Vermelha

É a fase de contaminação, logo há a liberação apenas para serviços essenciais. O comércio em geral, shoppings, serviços, bares, salões de beleza, barbearias, academias e eventos culturais não têm permissão de abrir as portas ao público. A venda de bebida alcóolica é permitida das 6h às 20h. São consideradas atividades essenciais, e podem funcionar, os setores de alimentação (super e hipermercados, açougues, padarias), de saúde (hospitais, farmácias, clínicas odontológicas, veterinários), de abastecimento (postos de combustíveis, lojas de material de construção, de segurança e de comunicação (empresas jornalísticas e de radiodifusão). Bares e restaurantes seguem com delivery e drive-thru.

 

Fase Laranja

Esta é a fase de atenção, com eventuais liberações. Segue grande parte das regras da fase vermelha, no entanto, nesta etapa, os shoppings, comércios e serviços, salões de beleza, academias, restaurantes e eventos podem funcionar com capacidade limitada a 40% do seu total e horário reduzido para apenas 8h de funcionamento (desde que entre 6h e 22h). Bares ainda não podem abrir para consumo no local.

 

Fase Amarela

É a fase controlada, com maior liberação de atividades. Em relação à fase laranja, há um aumento de 8 para 12h (desde que entre 6h e 22h) de funcionamento para os shoppings e o comércio. Os serviços, restaurantes, salões de beleza, academias e eventos passam para 10h de funcionamento. Não há mais restrições em relação à venda de bebida alcóolica.

 

Fase Verde

Fase decrescente, com menores restrições. A capacidade dos estabelecimentos que atendem ao público passa a permitir 60% do total, e os serviços, restaurantes, salões de beleza, academias e eventos passam para 12h de funcionamento.

 

Fase Azul

Chegamos à fase de controle da doença, na qual há a liberação de todas as atividades, seguindo protocolos. É a retomada da economia dentro do “novo normal”, e terminam as restrições de horários e capacidade.

 

ATENÇÃO!

Em todas as fases não são permitidas atividades que gerem aglomerações. Além disso, todas as fases exigem o uso de máscaras e distanciamento social, inclusive indicando aos estabelecimentos que implantem sinalizações indicando o distanciamento e uso de máscara, além de álcool em gel disponível ao público e demais protocolos setoriais de segurança da saúde.