Verão é a melhor época para aproveitar o calor e o sol, passear na praia e ficar junto à piscina. De fato, tomar sol faz muito bem à saúde, pois além de estimular a produção de vitamina D (que aumenta o nível de cálcio no organismo, auxilia na prevenção a doenças auto-imunes e outras mais), também diminui o risco de depressão, melhora a qualidade do sono e estimula a produção de melanina, que dá aquele bronzeado bonito à pele. No entanto, com a grande incidencia de raios ultravioletas, é preciso tomar alguns cuidados.

O protetor solar é essencial na defesa contra os raios UVA e UVB, e por isso é imprescindível. É preciso ter atenção ao Fator de Proteção Solar (ou FPS) que é representado por números e determina o quanto aquele produto deve preservar sua pele. Por exemplo, se optar por um protetor solar com fator 50, significa que sua pele vai levar 50 vezes mais tempo para ficar com aquele vermelho mais agressivo. E atenção: não é indicado utilizar protetores com FPS menor que 30.

O bronzeador não fornece esse tipo de proteção contra os raios ultravioletas, assim estimulando nossa pele a produzir mais melanina, deixando-a mais pigmentada e fornecendo o bronzeado. Exatamente por isso é preciso ter muito cuidado ao utilizar bronzeadores. Há os modelos feitos com óleo que são ainda mais agressivos e são contraindicados.

Para aproveitar o sol da maneira correta e sem prejuízos à saúde, procure se manter sempre bem hidratado e evite a exposição direta nos horários de pico, entre 10h e 16h.