As doenças psicossomáticas são muito mais comuns no dia a dia das pessoas do que se possa imaginar. Elas apresentam como sintomas algumas alterações físicas sem uma causa específica identificada por exames, pois, geralmente, são originadas por desequilíbrios emocionais e mentais. A pele é um dos órgãos que mais sofre com esse distúrbio, uma vez que pode desencadear lesões, coceiras, formigamentos e alergias. As doenças psicossomáticas podem agravar ainda outras enfermidades relacionadas à pele, como o vitiligo, psoríase, quedas de cabelo, acne, entre outras.

Traumas, ansiedade, depressão, situações de violência (seja física ou psicológica), trabalho em excesso e desilusões amorosas são algumas das principais causas dos distúrbios psicossomáticos.

O tratamento é realizado com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, por se tratar de um mal de cunho emocional. Fique atento aos sintomas! Se quiser excluir algumas possibilidades antes de recorrer ao tratamento psicológico, o site www.kayoah.com possui uma triagem on-line, que auxilia na identificação de problemas variados de pele e indica opções para amenizar e tratar alguns desses problemas. É possível acessar o site e selecionar o menu “Triagem On-Line”. O portal, no entanto, não substitui a consulta médica, por isso é preciso atenção aos sintomas e nunca descartar a ida ao médico.