O movimento Setembro Amarelo envolve entidades do setor público e privado na conscientização acerca do suicídio, pintando, estampando e iluminando o tom amarelo nos mais diversos meios e garantindo maior visibilidade à causa. Embora carregar o laço no peito seja um dos gestos mais simples de apoio à campanha, ele desperta a atenção e contribui de forma imensurável com a sua divulgação.

Criado em 2015 no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o movimento busca tratar as doenças da mente de forma séria, desmistificar discursos errôneos sobre transtornos psicológicos, informar e debater sobre o assunto e dados relacionados a sua mortalidade, além de colocar modos de prevenção ao suicídio em foco.

Por se tratar de um assunto tão sério, os números relacionados ao suicídio devem ser encarados da mesma forma: todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo, sendo que mais de 98,2% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. O Setembro Amarelo luta para diminuir, até anular, essas estatísticas, para que sinais de alerta sejam reconhecidos e o assunto seja tratado de maneira correta. A educação sobre o assunto pode salvar vidas e evitar que pensamentos suicidas se tornem realidade.

O CVV está sempre à disposição para conversar, mesmo sem a certeza de que precisa de ajuda. LIGUE 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/quero-conversar/