A campanha “Setembro Vermelho” alerta sobre os cuidados com o coração e procura combater a desinformação e a falta de prevenção. O mês foi escolhido porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, criado no ano 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Desde então, o mundo todo realiza ações diversas para promover a conscientização da importância da saúde do coração.

Segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano por doenças cardiovasculares, o que representa 31% de todas as mortes do mundo. No Brasil, o número de óbitos chega a 350 mil por ano. Órgão vital, o coração está sujeito a diferentes males e cerca de 80% dessas doenças podem ser evitadas com hábitos saudáveis cotidianos.


Praticar atividades físicas

O corpo em movimento beneficia a saúde do coração, pois ele trabalha com mais eficiência, sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar o ganho de peso e os níveis de colesterol. Exercícios aeróbicos favorecem o sistema cardiovascular, pois elevam a frequência cardíaca: caminhada, corrida, natação, ciclismo, futebol, vôlei, basquete, tênis, step e jump são opções que fazem bem ao coração. Escolha a atividade de sua preferência!


Manter uma dieta equilibrada

A hipertensão, diabetes e colesterol alto são alguns dos fatores que interferem diretamente na saúde do coração. Alimentos como aveia, azeite de oliva extra virgem, abacate, castanha do pará e nozes auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL). Balancear o consumo de sal e açúcar; adotar uma alimentação saudável com fibras, carboidratos, proteínas, aminoácidos e ácidos graxos equilibrados; e deixar de lado a cafeína, carboidratos simples, gordura saturada e gordura trans são fundamentais para combater os fatores de risco para o coração.


Não fumar e evitar o consumo de álcool

O tabagismo é muito prejudicial ao coração. O cigarro leva milhares de substâncias tóxicas para o nosso corpo, que caem na corrente sanguínea e, consequentemente, passam pelo coração. O álcool também deve ser evitado, assim como outras drogas que prejudicam o organismo como um todo.

 

Mais atenção aos hábitos alimentares e atitudes saudáveis são passos coringas para cuidar da saúde do coração, manter o corpo saudável e combater os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Evite o também o estresse e realize check-up anual. Cuide de você, viva com qualidade!