Vacinação contra Covid-19

O controle do novo coronavírus será possível quando de 70% a 80% da população de todas as nações estiverem vacinadas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacinação de todas as pessoas é necessária. Por isso: vacine-se. Com a dose única. Com a primeira dose. E, indispensavelmente com a segunda dose.

Com exceção da belga Janssen e da chinesa CanSin, vacinas de doses únicas, é necessário que qualquer pessoa, vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, vacine-se também com a segunda dose. Todas as vacinas aprovadas para uso na população também foram autorizadas em outros países, forneceram dados para análise em agências reguladoras e continuam a ser monitoradas, mesmo depois de aprovadas.

 

Bebidas alcoólicas

O consumo de álcool e drogas tem um efeito imunossupressor, ou seja, facilita a infecção por qualquer vírus, incluindo o da Covid-19. Consumir grandes quantidades de álcool acaba por afetar todo o sistema biológico, incluindo o imunológico. Quando se suprime o sistema imunológico, ele pode interferir na resposta da vacina no organismo.

Ou seja, consumir bebidas alcoólicas na noite anterior ou depois de vacinado pode prejudicar o objetivo da vacinação, que é imunizar-se, já que o sistema imunológico não funcionará corretamente.

 

Depois da aplicação

É essencial continuar a se proteger com as medidas de contenção do coronavírus, mantendo o distanciamento social, a higienização frequente, o uso de máscaras e o cuidado com locais fechados pela segurança de todos. A dose não garante a imunidade, pois ela será desenvolvida somente após 15 dias da aplicação da última dose.

Mesmo vacinado, a infecção pelo vírus ainda pode ocorrer. Nenhuma vacina é 100% eficaz e impede a infecção. O objetivo da vacinação, portanto, é diminuir os casos graves, com internação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A imunização é uma estratégia coletiva para proteger a sociedade como um todo e salvar vidas.

 

Duração

Estudos estão sendo realizados para poder afirmar por quanto tempo o efeito da vacina se mantém ou qual será a frequência necessária de aplicação das vacinas. Junto a isso, diversas mutações do novo coronavírus têm sido descobertas.

Sabe-se, até o momento, que por pelo menos seis meses o efeito se mantém. É previsto que seja necessário tomar reforços da vacina periodicamente, seguindo o mesmo funcionamento com a vacina da gripe.

 

Eventos e vida normal

Não existe nenhuma comprovação a transmissão é bloqueada entre pessoas vacinadas. Receber o imunizante não caracteriza a possibilidade de se regressar para a vida normal, mas sim que a defesa imunológica do seu organismo contra o vírus foi fortalecida.

A vacinação não é uma decisão individual, já que ela impacta o todo e tem, como potencial, proteger o coletivo. Consciência, disciplina e respeito são extremamente requeridos pela sociedade e para a sociedade neste momento.