As alergias mais comuns no nosso país se relacionam principalmente com a qualidade do ar, alimentos, produtos de origem animal, picadas de insetos, medicamentos, substâncias químicas e metais, plantas e mofo. Apesar da gravidade variar de pessoa para pessoa, sabemos como as alergias são capazes de comprometer o bem-estar humano e qualidade de vida, por vezes exigindo tratamentos dedicados a minimizar seus efeitos.

Um dos problemas de saúde crônicos mais comuns do mundo, a alergia nada mais é do que uma resposta do sistema imunológico a uma substância estranha (alérgenos). Para combater esse elemento, que o nosso corpo identifica como uma ameaça, são produzidos anticorpos que liberam substâncias químicas que podem gerar os famosos sintomas alérgicos.

 

Rinite alérgica

Uma das alergias mais comuns no Brasil, tem como agravante a poluição do ar e é causada por ácaros e poeiras. Causa espirros, congestão nasal, coceira nos olhos, nariz e garganta. Algumas atitudes podem ser praticadas para diminuir as crises de rinite, como: manter os ambientes limpos e sem pó; de manhã e à noite, lavar o nariz com soro fisiológico; utilizar umidificadores e purificadores de ar; colocar capas antialérgicas em colchões e travesseiros; controlar com medicamentos antialérgicos.

 

Alergia alimentar

Ao consumir determinado alimento, nosso corpo reage de forma inesperada e exagerada, o que caracteriza a alergia alimentar. As reações alérgicas são desencadeadas com mais frequência com leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixes, crustáceos, nozes e amendoim. Seus sintomas apresentam-se de forma variável, podendo ser gastrointestinais ou com alterações na pele. Medicamentos anti-histamínicos tratam reações leves, enquanto as reações graves necessitam de atendimento de emergência e injeção de epinefrina, pois podem ser fatais. A única medida preventiva para diminuir as chances de desenvolver alergia alimentar é a amamentação exclusiva até os 6 meses.

 

Dermatite de contato

Também chamada de eczema de contato, a dermatite de contato manifesta-se como uma reação inflamatória na pele e gera sintomas como coceira, vermelhidão intensa, inchaço, descamação, pele extremamente seca, pequenas feridas e pequenas bolinhas na pele. Para preveni-la, é necessário identificar o agente irritante ou alergênico e evitá-lo; além disso, pode-se utilizar produtos hipoalergênicos e sempre lavar as mãos após a exposição a substâncias capazes de provocar irritações.