Blog

  1. Julho Amarelo: combate às hepatites virais.

    O mês de julho terminou, mas a conscientização sobre o combate às hepatites virais é uma semente que deve ser cultivada durante todo o ano. Confira a entrevista com a hepatologista Adriana Martins Miranda e saiba mais sobre os tipos de hepatites que assolam a população:

    Leia mais »
  2. O coração e fatos curiosos sobre seu funcionamento

    Responsável por bombear o sangue, fornecer oxigênio e nutrientes às células, o coração funciona como um motor para o corpo, e é essencial para sustentar a vida. Sabemos o quão importante é cuidar dele, mas e estas curiosidades sobre órgão, você já conhece? 

     

     

    • Peso e funcionamento

    Um coração saudável pesa entre 250g e 400 gramas, bate cerca de cem mil vezes por dia e pode chegar a 35 milhões de batidas em um ano. Rir aumenta o fluxo sanguíneo e melhora o funcionamento do sistema vascular

     

    • Impulsos elétricos

    O coração possui uma ligação com o corpo em sua totalidade, por meio do sistema cardiovascular. Ele não precisa da função cerebral para continuar batendo, j

    Leia mais »
  3. Vacinação: o que fazer depois de tomar a vacina?

    Vacinação contra Covid-19

    O controle do novo coronavírus será possível quando de 70% a 80% da população de todas as nações estiverem vacinadas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacinação de todas as pessoas é necessária. Por isso: vacine-se. Com a dose única. Com a primeira dose. E, indispensavelmente com a segunda dose.

    Com exceção da belga Janssen e da chinesa CanSin, vacinas de doses únicas, é necessário que qualquer pessoa, vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, vacine-se também com a segunda dose. Todas as vacinas aprovadas para uso na população também foram autorizadas em outros países, forneceram dados para análise em agências reguladoras e continuam a ser monitoradas, mesmo depois de aprovadas. (...)

    Leia mais »
  4. Envelhecimento: mudanças no corpo e na mente

    O envelhecimento é um processo contínuo e natural da vida, que começa suas alterações graduais com a chegada da vida adulta. As transformações físicas, mentais e metabólicas são resultado das mudanças que ocorrem em células individuais e em órgãos completos. Os cuidados com o corpo e a mente possibilitam viver um envelhecimento saudável, permanecer ativo, independente e evitar distúrbios. Algumas das mudanças que ocorrem no corpo ao envelhecer são:

     

    Envelhecimento celular

    As células do corpo humano são programadas para morrer e dar lugar à novas células quando envelhecem e já cumpriram o seu objetivo. Essa é uma parte normal do funcionamento do corpo humano, no entanto, o envelhecimento celular ocasiona um pior funcionamento.

     

    Envelhecimento dos órgãos

    Com o auge das funções corporais que ocorre por volta dos 30

    Leia mais »
  5. A doação de sangue: saiba tudo sobre essa ação necessária

    Junho foi escolhido como mês representante da Campanha de incentivo a doação de sangue por dois motivos: em mérito ao Dia Mundial do Doador de Sangue e, também, pela época mais fria do ano ter uma grande diminuição no número de doadores. Ou seja, é o momento em que os bancos mais precisam dessa ação de amor e solidariedade, como explica a hematologista Maria do Carmo Favarin.

    Em entrevista, a doutora esclarece os requisitos básicos para a doação, além das contraindicações que existem para a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Além disso, fala sobre quantas vidas são transformadas com uma única doação, o tempo necessário para o volume de sangue, a quantidade de hemácias e estoque de ferro se reestabelecerem, e os processos que sucedem a doação de sangue, a fim de prepará-lo para o seu receptor. 

    Confira a entrevista completa abaixo. Procure o hemocentro da sua região e faça o bem. Doe sangue.

    Leia mais »
  6. A importância do sono para a saúde e para o organismo

    Uma boa noite de sono também é essencial para manter a saúde, sabia? O nosso organismo entra em uma espécie de “modo de manutenção” enquanto dormimos, realizando diversas funções restauradoras do corpo, o que garante longevidade e auxilia na prevenção de problemas de saúde. Os especialistas da área recomendam uma média de 8 horas de sono diário, o que pode variar de acordo com a idade. Adultos, por exemplo, precisam de 7 a 8 horas, enquanto adolescentes necessitam de mais, de 8 a 10. E se crianças precisam de 9 a 13 horas de sono, para os bebês então é necessário de 12 a 16 horas.

    Manter uma boa regularidade de sono ajuda na prevenção de:

    • Diabetes, pois a falta de dormir pode influenciar desregulando o controle do açúcar no sangue pela insulina e pode desenvolver diabetes tipo 2.
    • Diminuição na imunidade, porque se o indivíduo fica sem dormir direito, há um aumento nos níveis de mediadores inflamatórios, diminuindo a res
    Leia mais »
  7. Alerta às Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

    As Doenças Inflamatórias Intestinais, também conhecidas como DII, são doenças que afetam o intestino e podem ter manifestações extra intestinais. Apesar de acometerem qualquer idade, possuem uma faixa de idade como pico de incidência, sendo essa a população jovem adulta. A campanha Maio Roxo é um importante alerta para identificar as doenças e seus sintomas, com o objetivo de tratá-las no momento correto, recuperar a qualidade de vida dos pacientes e não desenvolver riscos de consequências mais graves. 

    Rogério Parra, coloproctologista, é o especialista que explica a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Como sinal de alarme para procurar um especialista, destaca a dor abdominal frequente, cólicas fortes, emagrecimento, anemia e diarreia com sangue ou catarro. Assista a entrevista completa, e conheça melhor as DII e suas características:  

    Leia mais »
  8. Nutrientes e Vitaminas pós 50 anos

    O envelhecimento saudável se relaciona totalmente com o estilo de vida, um sono adequado e uma boa alimentação. A fase dos 50 anos é um momento importante para avaliar a dieta, já que, nessa fase, o corpo passa a ter necessidade de nutrientes diferentes. As mudanças mais importantes em relação às vitaminas e minerais necessários, segundo o Instituto de Medicina dos EUA (OIM), são:

     

    Cálcio

    Indica-se cálcio para quem não consome quantidades suficientes de leite, laticínios e vegetais escuros. O cálcio ajuda a manter a saúde do coração e preservar a saúde óssea.

     

    Ferro

    Após os 50 anos, a necessidade diária de ferro para o sexo biológico feminino reduz de 18 mg para 8 mg. Já o sexo biológico masculino precisa de 8 mg, mesma quantidade em qualquer idade. O ferro é o responsável por fornecer oxigênio para as células de todas as partes do corpo.

     

    Vita

    Leia mais »
  9. Vamos combater o câncer de pele

    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), surgem mais de 180 mil novos casos de câncer de pele anualmente no Brasil. Este tipo da doença é responsável por 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil. Um mal que atinge tantas pessoas, mas que existem diversas maneiras para se prevenir de forma acessível, o câncer de pele precisa de uma atenção especial.

    Entre os tipos mais comuns, estão os carcinomas, que podem ser basocelular ou epidermoide, e os melanomas. Os primeiros tipos citados apresentam uma frequência bem maior na população, mas a gravidade deles é menor, já os melanomas são menos frequentes, no entanto são mais graves, pois tem mais risco de metástase.

    Por ser na pele, os sintomas desse câncer são bem aparentes. São manchas na pele que chegam a coçar, descamar, arder e até sangrar, além de feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Ao apresentar os sintomas, é necessário que se procure um médico no mesmo instante. O diagnóstico precoce auxilia no combate à do

    Leia mais »
  10. Promessas nacionais: conheça as vacinas brasileiras

    As vacinas têm prometido (e já cumprido em alguns países) o fim da pandemia e a diminuição em grande escala das mortes causadas pela Covid-19. Na busca de um futuro melhor, pesquisadores brasileiros estão trabalhando incessantemente em uma vacina 100% nacional, que facilitasse a produção em massa no Brasil e pudesse, inclusive, dar um passo além das vacinas que estão sendo distribuídas atualmente na luta contra o Covid-19. Vamos conhecer alguns desses projetos que estão em andamento:

     

    Vacina do Instituto Butantan: Butanvac

    Uma das mais avançadas, a Butanvac já passou pelas etapas de pesquisa, dos testes em laboratórios e solicitou recentemente à Anvisa a autorização para iniciar as fases 1 (que verifica se o imunizante é seguro), e a fase 2 (avalia as respostas do sistema imunológico) dos testes clínicos. Essas duas fases podem chegar até de 20 semanas de duração. Depois disso, há ainda um período de avaliação da eficácia da vacina para

    Leia mais »