Sabe-se que a qualidade da alimentação influencia na saúde do nosso corpo, mas não somente, já que ela também é muito importante para o equilíbrio do bem-estar. Os alimentos consumidos, aliados a hábitos saudáveis, têm o poder de prover energia, alegria e bom humor.

O intestino e os neurônios se relacionam com saúde mental por dois fatores: por meio do eixo cérebro-intestino, o intestino humano tem a capacidade de influenciar o funcionamento de órgãos e tecidos; e os neurotransmissores, substâncias produzidas pelos neurônios, influenciam estados emotivos, sensações de prazer e felicidade.

Para combater a depressão, a ansiedade e favorecer a saúde mental, é importante priorizar alimentos frescos e naturais, evitando àqueles passam por processos industriais e contém aditivos alimentares, além de carboidratos refinados e farináceos. Os listamos:

 

 

Além de uma rotina equilibrada e uma alimentação de qualidade, o relacionamento familiar, a comunicação e o ambiente em que se vive são pontos de muita importância quando falamos de saúde mental e emocional.  

Algumas práticas podem ser desenvolvidas visando um bom diálogo familiar:

1) Converse com a atenção focada, sem a interferência de aparelhos eletrônicos e da tecnologia;

2) Seja um bom ouvinte, entenda o que o outro quer lhe dizer e quais são seus sentimentos;

3) Conforme expressarem sentimentos e demonstrarem emoções, mostre compreensão e empatia em troca;

4) Seja claro em seus direcionamentos. Use palavras e tons condizentes com a mensagem que deseja passar;

5) Se abra. Compartilhe também suas fragilidades e tristezas;

6) Vá além da comunicação não verbal. Abraços proporcionam serenidade, equilíbrio e, sobretudo, conforto.