O momento atual trouxe em pauta a saúde mental e os problemas enfrentados por grande parte da sociedade brasileira – como a ansiedade, depressão, crise do pânico e fobias – junto a limitação do ir e vir e do convívio social. No Dia do Psicólogo, é importante ressaltar o cuidado especial e necessário que devemos ter para que a saúde mental, pensamentos, ideias e sentimentos estejam em equilíbrio.

 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um completo bem-estar abriga todas as vertentes do físico, social e mental, sendo o último parte fundamental e complementar para que as funções orgânicas do nosso corpo funcionem com plenitude. A assistência do psicólogo é essencial para ajustar comportamentos e atitudes, administrar impactos emocionais, compartilhar sentimentos, promover a saúde e prevenir doenças.

 

O psicólogo cura com a palavra. Por isso, o tratamento com o profissional é de suma importância: é ele quem ajuda o ser humano a racionalizar emoções confusas e incompreensíveis, além de auxiliá-lo a lidar com os diversos acontecimentos e questões do cotidiano. Ainda, existem algumas recomendações para preservar a saúde mental neste período.

 

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA?

1) Notícias e redes sociais

Limite o tempo de consumo de notícias e redes sociais. Evite notícias falsas e sempre verifique suas fontes.

2) Exercícios, alimentação e sono

Crie uma rotina de atividade física e pratique exercícios. Alimente-se bem e mantenha o sono regular, já que essas questões têm uma influência direta no equilíbrio emocional.

3) Relações afetivas

Tire um tempo para você, se distraia e cultive laços efetivos, mesmo que a distância. Mantenha o contato por mensagens, ligações ou vídeos.

4) Sentimentos e demandas pessoas

Observe suas emoções e suas demandas internas. Não ignore sentimentos e procure ajuda quando sentir necessidade ou sinais de alerta surgirem.