Entendendo a Gripe H3N2

A gripe comum e resfriados são causadas principalmente pelo vírus Influenza A, sendo transmitido pelas gotículas que são liberadas no ar pela tosse ou espirro de indivíduos contaminados ou pelo contato direto. H1N1 é um subtipo da Influenza, bem como a variante H3N2. O subtipo H3N2 do vírus Influenza A também tem sido chamado de “variante Darwin” e é a responsável pelos surtos de gripe que estão acontecendo em todo o país e já renderam alertas de epidemia.

A circulação da nova cepa do vírus Influenza A está sendo relacionada à baixa adesão da população à vacina da gripe, à maior circulação de pessoas e ao relaxamento dos protocolos de proteção e combate à pandemia de Covid-19. Por ser um vírus respiratório, a prevenção para a H3N2 ocorre da mesma forma que nos prevenimos contra o coronavírus: com a higienização constante das mãos, distanciamento social, evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados, etiqueta respiratória e uso de máscara.

Etiqueta respiratória evita disseminação

Os pequenos hábitos que constituem a etiqueta respiratória minimizam a transmissão de doenças infecciosas. As medidas são apenas para cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, descartá-lo em seguida e lavar as mãos; tossir ou espirrar no antebraço ao invés de utilizar as mãos, que são veículos de contaminação de importância; higienizar as mãos com frequência; evitar tocar olhos, nariz e boca; e utilizar máscara cirúrgica quando estiver com tosse e/ou coriza.

Sintomas da H3N2 e população de risco

Apesar de ser chamada de “nova gripe”, os sintomas para a H3N2 são velhos conhecidos. Os principais sinais são febre alta, dor de garganta, dor de cabeça, espirros, tosse, coriza, calafrios, cansaço, náusea, vômitos e moleza. Ainda, com maior ocorrência entre crianças, há a diarreia. São justamente elas, junto aos idosos, imunodeprimidos e gestantes, os grupos que podem desenvolver infecções mais graves.

Tratamento e recomendações

Muitos dos sinais têm sido confundidos com a Covid-19 e, por isso, hospitais e postos de saúde em todo o país relatam grandes filas e lotação. Por isso, profissionais da saúde orientam que, caso o quadro seja leve, a recuperação seja feita em casa.

A fim de evitar a transmissão do vírus e a contaminação de outras pessoas, quem identificar os sintomas deve fazer um isolamento de sete dias. O recomendado para favorecer a eliminação do vírus é que haja repouso, ingestão de líquidos e alimentação leve. Além disso, medicamentos podem ser recomendados para alívio de dores e febres.

Durante o tempo de recuperação, é importante que sinais de alerta sejam observados para a procura imediata de ajuda. São eles: falta de ar, desmaio, febre de difícil controle, convulsão ou chiado no peito.

Medicamentos para alívio de sintomas

O desconforto causado pela manifestação da gripe pode ser reduzido com medicamentos que tratam sintomas específicos. Evite o uso indiscriminado de medicamentos. Para o uso racional, seguro e responsável de medicamentos, consulte sempre um profissional.

Vacina da gripe e proteção contra a H2N3

A vacina trivalente contra a gripe utilizada no Programa Nacional de Imunização (PNI) é fabricada pelo Instituto Butantan. Feita contra os vírus da influenza H1N1, H3N2 e B, ela neutraliza a variante Darwin de forma cruzada, possui testes de laboratório que confirmam a proteção contra o vírus Influenza H2N3 e reduz riscos de graves infecções. A melhor forma de evitar a gripe é com a vacinação.

Ainda, estará disponível no Brasil neste ano, uma versão do imunizante que protege especificadamente contra a cepa H2N3 Darwin. Segundo o a direção do Instituto Butantan, a produção da fórmula atualizada começaria em janeiro para que, entre março e abril, sejam encaminhadas ao Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia detectado essa cepa e sugerido a inclusão dela na vacina. Com a fabricação prevista para o início de 2022, as doses estariam disponíveis na campanha de vacinação anterior ao inverno, período de pico da doença. Com o relaxamento dos protocolos e o esquecimento da vacina, a preocupação com a Influenza foi antecipada.